Locomotive Breath

Author: Roberto Gouvêa /

E ae galerinha, quanto tempo!

Então, vim postar dessa vez mais uma gravação, mais antiga, gravada de maneira bem rápida (uns 20 minutos), mas que foi uma homenagem, um tributo a uma banda que eu gosto muito: Jethro Tull.

Ela não tem nenhuma habilidade específica ou qualquer coisa do tipo. Na verdade, é uma música muito fácil de ser executada. E nessa gravação, a única coisa diferente foi que eu gravei ela duas vezes: a voz é dobrada. 

No vídeo, eu peguei uma imagem de um site que posta imagens gratuitas sem direito autoral e modifiquei a foto para ela parecer uma pintura ;)

Isso é tudo. Fiquem agora com meu cover de Locomotive Breath!

http://youtu.be/k-mTzupHS2s

PS: Eu peço a todos que, se não assistiu os outros vídeos, por favor assistam, vale a pena!!

http://www.youtube.com/user/RobertoJRGouvea

Obrigado a todos ;) 

Roberto Gouvêa

Bandas novas e/ou desconhecidas pt.2

Author: Roberto Gouvêa /

Ae galera, já vem um tempo que eu vim prometendo fazer um post sobre bandas novas (e claro, algumas já são mais velhas que muitas bandas famosas por aí, mas é possível considerar "nova" se pensarmos que quase ninguém conhece). Reuni mais algumas bandas, umas que acabaram, outras que eu nem sei que fim levou... de qualquer forma, é legal mostra-las aqui!

Se você não leu a parte anterior, onde falei de bandas do Rio e algumas bandas de Juiz de Fora, como Hard Desire, Glitter Magic e até a minha banda, então clique aqui!!

Bem, vou começar por Juiz de Fora, como eu fiz na última postagem. Vou começar por uma banda feminina que muita gente conhece, até por quem não é do meio rock. É a Cherry Pie:


A vocalista da Cherry Pie, antes da banda acabar, formou uma outra banda, que também ficou bem conhecida na cidade, principalmente pelos seus covers de Avenged Sevenfold. Estou falando da Absint:



Outra banda também bem conhecida, que foi ouvida até no exterior, e muita gente pede sua volta (apesar de alguns membros serem contra) e com muita história pra contar é a Autumn Flowers: 


E pra quem gosta do estilo mais extremo assim, outra boa pedida é Black Butterfly:

E pra finalizar a parte de Juiz de Fora, fiquem com Elevare ;) :

Bem, a muito tempo atrás, quando eu começava a aprender guitarra e a entrar no meio musical, o baterista da minha banda tinha um parente com uma banda muito massa, que tinha orgulho de dizer que, apesar de cantarem em português, faziam rock n' roll de verdade! Essa banda de Lagoa da Prata, MG, se chama Verdade Absoluta, ou, VABSO:

Outra ótima banda que já está despontando de uma simples bandinha para algo (bem) maior, investindo pesado em sua carreira e cantando tanto em português quanto em inglês é a Republica:
 

Bem, essas foram as bandas que por hora eu consegui reunir. Espero que gostem desse post! Se quiserem mais um post desse tipo, tiverem sugestões de bandas ou simplesmente quiser deixar sua opinião sobre as bandas, só escrever nos comentários ;)

Valeu galera!!

Roberto Gouvêa

Dust in the Wind

Author: Roberto Gouvêa /

Opa, tudo bem galera?

Eu prometi uns dias atrás de postar outra música, mas só agora tive tempo pra editar e postar no youtube. Essa música foi feita bem rapidinha, com o Raphael Dutra. Apesar da simplicidade da música, espero que vocês curtam a versão!

Pra quem ainda não viu, meu canal no youtube: http://www.youtube.com/user/RobertoJRGouvea?feature=mhee

Obrigado!!

Roberto Gouvêa

http://www.youtube.com/watch?v=lbgptPXOPiA


O Produtor

Author: Roberto Gouvêa /

Quando a banda está indo bem e pretende lançar um CD, uma das coisas mais importantes a fazer é achar um bom estúdio de gravação e também um bom produtor musical. É necessário que esse produtor seja de inteira confiança sua, para poder esculpir a sua música como um diamante bruto e transforma-la, elevando a qualidade do seu "produto". Claro, o produtor também deve entender o que você espera e quer da música para poder "molda-la" a teu gosto. 

Ah é! Antes de qualquer coisa, de qualquer gravação, tenha certeza de ter ensaiado bastante as músicas, pois vai ter que sair tudo 100% na hora H. 

Pra quem quer mais dicas de música, produção, mixagem, ou qualquer outra coisa relacionada a música, apresento-lhes o vlog do Rodrigo Itaboray, dono do estúdio onde minha banda costumava gravar e que também nos ajudou bastante com suas preciosas dicas. 


Há muito mais dicas no canal dele do Youtube. Então, fiquem ligados!

Abraços a todos!

Roberto Gouvêa

A música nacional

Author: Roberto Gouvêa /

A música nacional brasileira não era tão ruim. Quando, por volta dos anos 90, descobriram que pessoas adoravam as músicas onde bundas remexiam, com letras sem nexo e mal-feitas, sem a necessidade de estudo musical, a qualidade veio caindo. A prova disso são os famosos "hits" de verão. Mas, como eu já disse anteriormente, nem tudo está perdido! Ainda há várias bandas boas por aí nesse mundão de meu deus, mas que infelizmente não possuem espaço para divulgação. 

E, ao contrário do que muita gente pensa de mim, não é apenas a música em inglês que presta, mas uma música bem feita! Decidi hoje então dar espaço para as músicas em português que eu gosto muito e costumo ouvir. Claro, não dá para por todas aqui, porém fica a sugestão para vocês.

RPM: 


Kid Abelha:




Cazuza:


Moto Perpétuo:

Ritchie (será que dá pra incluir ele como nacional? HUEAHUE): 



Biquine Cavadão: 

E agora um dos que eu mais gosto!! Guilherme Arantes:







;)

Roberto Gouvêa

PS: Queria agradecer a presença do pessoal que acompanha esse blog de fora do Brasil, que me prestigia com visualizações nesse blog =)

Tecnicas Básicas e Grandes Cantores

Author: Roberto Gouvêa /

Uma das coisas que eu aprendi depois de começar a cantar foi a admirar os grandes cantores. Antes - e creio que boa parte das pessoas ainda pense isso - eu achava que cantar era simplesmente abrir a boca e soltar a voz na afinação correta. Se fosse assim, tava fácil! Infelizmente (ou não), é muito mais que isso. É necessário várias regrinhas e uma coordenação desgraçada para conseguir seguir todas. Vou citar algumas que eu lembro no momento:

1 - Respiração correta; A respiração não deve encher seu peito de ar, que faz com que você jogue a voz pro local errado;
2 - Apoio; Para o ar sair com pressão e tua voz sair com volume e atingir a nota correta, é necessário o apoio correto do ar, como o do diafragma e o lateral.
3 - Quantidade de ar emitida; Isso permite que você faça a nota soar mais sexy, mais aguda, além de permitir que você não perca FOLEGO na hora de uma frase. Entra nesse quesito a hora de respirar. 
4 - Voz no local correto; Isso faz com que a voz saia bonita e com que você não force sua garganta para cantar, prejudicando sua saúde.
5 - Região da voz ; Que pode ser: falada, de peito, de cabeça ou falsete. Se não tiver domínio da passagem de uma região pra outra, fica ridículo. Para efeitos de comparação, fica parecendo o Barney dos Flinstones =P
6 - Ataques; Saber a hora de iniciar bruscamente uma frase.
7 - Sustentação da nota; Conseguir segurar a nota e a emissão.
8 - Abertura e movimento da boca; Para o som poder sair. Ou você já viu autofalante "fechado"? Além disso, é necessário também movimentar para dar sentido ao som e a pronunciação. 


Entre vários e vários outros fatores. Então, para ilustrar ainda isso tudo que falei acima, vou colocar uns vídeos de bons cantores ou algumas apresentações. E fica a dica: cantar não é fácil, requer bastante estudo e dedicação!






Postei aqui uns exemplos de cantores que possuem técnica vocal. Alguns são influências de diversos cantores ao redor do mundo!
Espero ter esclarecido algumas coisas para vocês ;)

Abraços!

Roberto Gouvêa

Dicas de técnica vocal

Author: Roberto Gouvêa /

Todo cantor de verdade sabe da importância da técnica vocal na sua profissão. Não apenas para deixar a música mais bonita e arranjada, mas também para cuidar do seu precioso instrumento músical: sua garganta. Sua voz não é igual uma guitarra que, se falhar é só ir na loja e trocar. Então é preciso conserva-la bem! A técnica permite isso: que você danifique menos (porque ficar sem danificar, só se você não falar!) e ao mesmo tempo, melhore suas performances. Então, quem gosta de cantar, eu recomendo: FAÇA AULAS!!

Apesar de cantar já tem um tempo e ter uma boa experiência nesse ramo, ainda não me sinto na autoridade para dar dicas e tudo mais... mas então fica dica de uma pessoa que tem bastante autoridade para falar disso: Jim Gillete. 


Para quem não entende inglês, eu vou postar a tradução (feita por mim, se alguém notar, desculpa o erro de tradução hehehe) logo abaixo do vídeo. É bom que tantos os brasileiros quanto os gringos que acessam o meu blog vão poder ter igualdade de informação dessa vez. =P 



http://www.youtube.com/watch?v=vm3fjteswgU

“Então, você quer atingir essas notas? 


Então veio ao lugar certo! Oi, sou Jim Gilette da banda Nitro, e essa é a lição número um do Método Metal do poder vocal. E é isso do que estamos falando: poder!

Bem, você não pode correr com um carro sem aprender como dirigir, assim como você não pode gritar sem aprender como cantar. É preciso de trabalho duro, muita prática, e mais importante de tudo: dedicação. O método de canto que eu desenvolvi consiste em muito treinamento e meu próprio estilo. Quando seguido corretamente, tenho certeza que você vai achar foda os resultados!

Praticando os seguintes exercícios você não deve sentir nenhuma dor na sua garganta. Se sentir, você está fazendo errado. Mas você pode sentir um leve desconforto nos músculos atrás do seu queixo... bem aqui... isso é bom! Isso significa que você está trabalhando e fortalecendo os músculos certos. Quando esses músculos começarem a doer, pare de cantar por pelo menos umas horas antes de praticar mais.

Ainda: quando você for cantar, ajuda se você tomar chá morno ou água. Isso relaxa a sua garganta, assim como uma piscina quente relaxa seu corpo. Tenha certeza de não tomar nada gelado, porque isso faz seus músculos contraírem e ficarem tensos, o que deixa o canto ainda mais difícil. Então pegue algo morno pra beber e fique pronto!

Primeiro vou ensina-los como aquecer. Eu quase não pus isso aqui, porque me faz parecer um idiota, mas é verdade que eu faço isso antes de um show. Bem, você pode ouvir alguns agudos e tal... mas o único exercício para aquecer que eu sempre faço é esse aqui: 2:04

Ok, eu sei que parece estranho, mas funciona de verdade. Não importa se você faz mais alto ou mais baixo, é só para aquecer. Tente! Hehehehe você parece doido também, então não tire sarro da minha cara. Eu vou fazer mais uma vez então, junte-se para parecermos loucos juntos. 2:43

Depois que o estranhamento desse exercício passou, ele realmente funciona. Ele limpa tudo, basicamente solta tudo para deixar sua voz pronta pra quebrar. Então vamos malhar! O primeiro exercício é assim: 3:15

Note o profundo tom ressonante que eu faço. Isso pode ser facilmente alcançado com a posição correta do uso da boca. Mais fácil ainda: faça a carinha do "sorriso selvagem" [que parece troll face]. Eu sei que parece engraçado, mas quando você está com microfone, você pode esconder seu rosto, então não se preocupe com isto!"



Boa prática e muito rock n' roll na vida de vocês ;)


Roberto Gouvêa


More Than Words

Author: Roberto Gouvêa /

Essa gravação eu fiz no dia 23 de Dezembro de 2011, faltando pouco menos de 2 horas para eu pegar um taxi e ir pra rodoviária. Foi para compor um "CD" meu que minha mãe pediu de natal. 
Apesar de eu ter gravado em casa e com pressa, não ficou tão ruim né? Se eu algum dia regrava-la, eu posto ela melhorada aqui no blog. 

Já a foto que ilustra o vídeo foi uma "aquarela" de uma foto tirada por Nathan Eiterer a um bom tempo atrás, quando fomos no Hopi Hari em excursão do CCAA. Choveu o dia inteiro e o parque tinha acabado de fechar (estavamos na saída dele). Essa foi uma das fotos de despedida. 

Bem, apesar de tudo, eu queria muito a opinião de vocês sobre essa música, saber se eu estou cantando direitinho, se os efeitos estão bem feitos. Ela não é uma música fácil, e creio que vocês já sabiam disso. Então queria saber se ficou tudo certinho. 

De qualquer forma, aos poucos vamos nos aprimorando!

Abraços!

Roberto Gouvêa  

http://www.youtube.com/watch?v=83h8xzeXAGI

Meta para 2012

Author: Roberto Gouvêa /

Esse post é simples e pequeno. Só definindo minha meta de 2012: Cantar (e gravar) essa música:


Queensrÿche - Take Hold Of The Flame


Será que dá??

Roberto Gouvêa

Seguidores

Tecnologia do Blogger.