Todo cantor de verdade sabe da importância da técnica vocal na sua profissão. Não apenas para deixar a música mais bonita e arranjada, mas também para cuidar do seu precioso instrumento músical: sua garganta. Sua voz não é igual uma guitarra que, se falhar é só ir na loja e trocar. Então é preciso conserva-la bem! A técnica permite isso: que você danifique menos (porque ficar sem danificar, só se você não falar!) e ao mesmo tempo, melhore suas performances. Então, quem gosta de cantar, eu recomendo: FAÇA AULAS!!
Apesar de cantar já tem um tempo e ter uma boa experiência nesse ramo, ainda não me sinto na autoridade para dar dicas e tudo mais... mas então fica dica de uma pessoa que tem bastante autoridade para falar disso: Jim Gillete.
Para quem não entende inglês, eu vou postar a tradução (feita por mim, se alguém notar, desculpa o erro de tradução hehehe) logo abaixo do vídeo. É bom que tantos os brasileiros quanto os gringos que acessam o meu blog vão poder ter igualdade de informação dessa vez. =P
“Então, você quer atingir essas notas?
Então veio ao lugar certo! Oi, sou Jim Gilette da banda Nitro, e essa é a lição número um do Método Metal do poder vocal. E é isso do que estamos falando: poder!
Bem, você não pode correr com um carro sem aprender como dirigir, assim como você não pode gritar sem aprender como cantar. É preciso de trabalho duro, muita prática, e mais importante de tudo: dedicação. O método de canto que eu desenvolvi consiste em muito treinamento e meu próprio estilo. Quando seguido corretamente, tenho certeza que você vai achar foda os resultados!
Praticando os seguintes exercícios você não deve sentir nenhuma dor na sua garganta. Se sentir, você está fazendo errado. Mas você pode sentir um leve desconforto nos músculos atrás do seu queixo... bem aqui... isso é bom! Isso significa que você está trabalhando e fortalecendo os músculos certos. Quando esses músculos começarem a doer, pare de cantar por pelo menos umas horas antes de praticar mais.
Ainda: quando você for cantar, ajuda se você tomar chá morno ou água. Isso relaxa a sua garganta, assim como uma piscina quente relaxa seu corpo. Tenha certeza de não tomar nada gelado, porque isso faz seus músculos contraírem e ficarem tensos, o que deixa o canto ainda mais difícil. Então pegue algo morno pra beber e fique pronto!
Primeiro vou ensina-los como aquecer. Eu quase não pus isso aqui, porque me faz parecer um idiota, mas é verdade que eu faço isso antes de um show. Bem, você pode ouvir alguns agudos e tal... mas o único exercício para aquecer que eu sempre faço é esse aqui: 2:04
Ok, eu sei que parece estranho, mas funciona de verdade. Não importa se você faz mais alto ou mais baixo, é só para aquecer. Tente! Hehehehe você parece doido também, então não tire sarro da minha cara. Eu vou fazer mais uma vez então, junte-se para parecermos loucos juntos. 2:43
Depois que o estranhamento desse exercício passou, ele realmente funciona. Ele limpa tudo, basicamente solta tudo para deixar sua voz pronta pra quebrar. Então vamos malhar! O primeiro exercício é assim: 3:15
Note o profundo tom ressonante que eu faço. Isso pode ser facilmente alcançado com a posição correta do uso da boca. Mais fácil ainda: faça a carinha do "sorriso selvagem" [que parece troll face]. Eu sei que parece engraçado, mas quando você está com microfone, você pode esconder seu rosto, então não se preocupe com isto!"
Boa prática e muito rock n' roll na vida de vocês ;)

0 comentários:
Postar um comentário