A voz e o medo

Author: Roberto Gouvêa /

Uma das primeiras coisas que uma pessoa deve aprender se quiser se tornar um músico competente é perder a vergonha.
Inserindo isso no âmbito do vocal: se você quer cantar bem, tem que aprender a soltar a voz. Conheço alguns exemplos de pessoas que se acham o máximo cantando baixo, voz grave. Só que ao cantar alto, num ensaio ou num show, fica horrível. E isso porque a pessoa não aprendeu uma das coisas básicas do canto: soltar a voz.
Eu costumo teorizar que existe voz falada (e que muita gente ainda a utiliza pra cantar, vide quase tudo que o Brasil tem de música, como MPB), voz de peito e falsete. Há ainda a voz de cabeça, que é um meio termo entre a voz de peito e o falsete. E muitas pessoas (inclusive eu já fui assim beeem no início) pensam que a voz falada é a mesma da voz "cantada". E não é. E um dos primeiros passos para conseguir mudar isso é treinando perder a vergonha.
Isso é um ponto importante. Se você perde o medo de encarar as pessoas em cima de um palco, você começa a ter experiência de palco e o domina mais fácilmente. A presença de palco, na minha concepção, é tão importante quanto o domínio do instrumento em si. Para ilustrar isso, ninguém melhor que Sid Vicious, que não sabia tocar baixo, mas sua pose marcante no palco o fez virar símbolo do Sex Pistols. Então, nada de ficar parado no palco! Ou, se ficar, pelo menos tenha pose! 

Por fim, deixo uma grande frase que eu ouvi esses dias: "Coragem não é não ter medo. Coragem é ter medo, mas ainda assim seguir em frente". 

Roberto Gouvêa

PS: Desculpem por esse tempo todo sem postar... to andando meio enrolado, agora que a faculdade voltou... e como bom concurseiro, não posso largar os estudos pra lá! Mas prometo TENTAR postar mais frequentemente hehehe! =)


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tecnologia do Blogger.